O Autor

 

 Jorge amado nasceu na Bahia, em 1912.

 

 Seu primeiro romance foi O país do carnaval (1932), que surpreendeu a crítica e o público. Tornou-se um dos principais representantes do romance nordestino e suas obras tiveram grande sucesso no país e no exterior. São 32 livros,traduzidos para 48 idiomas.

  Vendeu quase 20 milhões de exemplares no Brasil e no exterior da sua primeira obra, sendo Capitães da Areia (1937) o recordista: quatro milhões.

Quando publicado, o livro foi considerado subversivo por se tratar de temas polêmicos e teve muitos exemplares apreendidos e queimados pela polícia em praça pública. Porém, no ano de 1944, uma nova edição foi lançada, atingindo desde então a marca de cento e vinte edições em português.

Embora o livro não seja tão recente, Jorge Amado fala de assuntos que permanecem tão atuais como na época em que foi escrita.

A questão do abandono de menores e suas difíceis vidas, a diferença das classes sociais que gera, entre vários fatores, a discriminação e prostituição, a questão dos menores infratores, a falta de posicionamento da sociedade em relação a assuntos sociais e a questão da religião, são alguns dos problemas sociais brasileiros retratados de forma discreta. Por estes e tantos outros motivos, Capitães da Areia pode ser considerado o romance mais influente de Jorge Amado que encantou várias gerações de leitores.



 

 

 Outras obras deste autor são:

• Cacau (1933)

• Terras do sem fim (1942)

• Gabriela Cravo e Canela (1958)

• Dona Flor e Seus Dois Maridos (1966).