Exercícios

 

 

Exercício 1:

 (UFPR 2009)

Memórias de um sargento de milícias, de Manuel Antônio de Almeida, tem merecido atenção dos críticos literários há bem mais de um século. Identifique, entre os trechos de críticas literárias a seguir, quais se referem a essa obra.

1. Essa obra é, dos seus primeiros livros, o que mais possui o ar de modernidade a que se referiu Barreto Filho, “deslocando o interesse do acontecimento objetivo para o estudo dos caracteres”, na linha portanto do romance psicológico a que se entregaria definitivamente, rompendo com a tendência ao romanesco tão em voga. (Adaptado de: COUTINHO, Afrânio. Estudo Crítico. p. 26.)

2. Essa obra difere da maioria dos romances românticos, pois apresenta uma série de procedimentos que fogem ao padrão da prosa romântica. O protagonista não é herói nem vilão, mas um malandro simpático que leva uma vida de pessoa comum; não há idealização da mulher, da natureza ou do amor, sendo reais as situações retratadas; a linguagem se aproxima da jornalística, deixando de lado a excessiva metaforização que caracteriza a prosa romântica. (Adaptado de: CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar. Português Linguagens, vol II, p. 182.)

3. [...] o distanciamento cronológico dessa obra é de poucos anos, o que autoriza classificá-la antes de novela de memórias que histórica. Donde o argumento, que o escritor ouviu de um colega do “Correio Mercantil”, de ostentar características de documento de uma fase histórica do Rio de Janeiro, porventura ainda vigente na altura em que a narrativa foi elaborada. Desse teor documental nasce o realismo que perpassa [...] toda a obra: um realismo instintivo, quase de reportagem social, a que faltam apenas arquitraves científicas para se transformar no Realismo ortodoxo da segunda metade do século XIX. (Adaptado de: MOISÉS, Massaud, A literatura brasileira através dos textos. p. 173.)

4. É supérfluo encarecer o valor documental da obra. A crítica sociológica já o fez com a devida minúcia. Essa obra
nos dá, na verdade, um corte sincrônico da vida familiar brasileira nos meios urbanos em uma fase em que já se esboçava uma estrutura não mais puramente colonial, mas ainda longe do quadro industrial-burguês. E, como o autor conviveu de fato com o povo, o espelhamento foi distorcido apenas pelo ângulo da comicidade. Que é, de longa data, o viés pelo qual o artista vê o típico, e sobretudo o típico popular. (Adaptado de: BOSI, Alfredo. História concisa da literatura brasileira. p. 134.)

Referem-se à obra Memórias de um sargento de milícias os trechos:

 

A ) 1,2 E 3 apenas.

B ) 2 e 4 aepnas.

C ) 1 e 4 apenas.

D ) 2, 3 e 4 apenas.

E ) 1, 2, 3 e 4.

 

 

Exercício 2:  

(UTFPR) Em relação à obra Memórias de um Sargento de Milícias, marque a alternativa correta;

a) o tempo dos acontecimentos que envolvem Leonardo Pataca e seu filho, Leonardo, é o mesmo em que o narrador escreve no romance.

b) a linguagem do romance é bem romântica, idealizando muito e sempre os fatos que se revelam sob um prisma enaltecedor.

c) a instituição familiar, especialmente, a família composta por Leonardo Pataca, Maria e o herói da narrativa é sobretudo burguesa, ordeira e sólida.

d) a igreja, sobretudo a Católica, passa por um processo de idealização, emergindo como instituição inabalável, piedosa e principalmente voltada para a vida espiritual.

e) o cotidiano fluminense, simultaneamente devoto e profano, revela-se a partir de uma linguagem prosaica em que as festas religiosas são pintadas em parte como folias carnavalescas.

 

 

Exercício 3:

 (UFPR) Sobre o romance Memórias de um Sargento de Milícias, de Manuel Antonio de Almeida, assinale a alternativa correta.

a) o pretérito imperfeito da frase que dá início ao romance – “Era no tempo do rei”.- fornece uma referência temporal equivalente à das lendas e histórias da carochinha, sem verossimilhança histórica.

b) a divisão em capítulos revela a dificuldade da literatura da época para encadear em uma narrativa contínua as ações de uma grande quantidade de personagens.

 c) localizamos boa parte do humor da narrativa na diferença existente entre as pretensões do padrinho e da madrinha para o futuro do afilhado Leonardo Pataca e a realidade das trapalhadas e peripécias realizadas por ele.

d) os desatinos do protagonista são justificados na narrativa pelo abandono paterno e materno, demonstrando o aprofundamento psicológico que sustenta a construção da personagem.

e) a ênfase na denúncia da violência contra os escravos permite afirmar que Memórias de um Sargento de Milícias é um romance social.

 

 

Exercício 4:

 (UFPR) Considere as seguintes afirmações sobre Memórias de um Sargento de Milícias, de Manuel Antonio de Almeida:

I – publicado originalmente como folhetim, alcançou o patamar de cânone da literatura brasileira por inaugurar no Brasil e escola realista-naturalista, muito afeita a denuncias sociais.

II – a personagem principal, Leonardo Pataca, filho, embora tendo nascido em uma família desestruturada, dá mostras de superação pessoal no longo esforço que lhe custou alcançar o cargo de Sargento de Milícias.

III – na passagem do jornal para o livro, foram mantidos os elementos folhetinescos do original.

IV – como personagem José Dias, de Dom Casmurro, Leonardo Pataca, filho, é um exemplo de agregado, figura típica presente nas grandes famílias brasileiras, que ganham teto e comida em troca de pequenos favores.

 Assinale a alternativa correta.

 

 Apenas as afirmativas I e II são verdadeiras:

 

a)      Apenas a afirmativa III é verdadeira

b)      Apenas as afirmativas I, II e III são verdadeiras

c)      Apenas as afirmativas II, III e IV são verdadeiras

d)     Apenas as afirmativas I, II e IV são verdadeiras

e)      Apenas as afirmativas I e II são verdadeiras

 

 
 Respostas:

 

Exercício 1: Resposta letra D

Exercício 2: Resposta letra E

Exercício 3: Resposta letra C

Exercício 4: Resposta letra A