Exercícios

 

Teste seus conhecimentos sobre o livro Capitães da Areia!

  

 01. Atente para os nomes dos “Capitães da areia”, elencados na coluna esquerda e os relacione às características, aventuras e desventuras relatadas na coluna direita:

 (1) João Grande

(2) Pedro Bala

(3) Sem-Pernas

(4) Professor

(5) Pirulito

 

( ) “Era o espião do grupo, aquele que sabia se meter na casa de uma família uma semana, passando por bom menino perdido dos pais na imensidão agressiva da cidade.”

 

( ) “Gostava de saber das coisas e era ele quem, muitas noites, contava aos outros histórias de aventureiros, de homens do mar, personagens heróicos e lendários...”

 

( ) “Ele ficou sozinho e empregou anos em conhecer a cidade. Hoje sabe de todas as suas ruas e de todos os seus becos. [...] ativo, sabia planejar os trabalhos, sabia tratar com os outros, trazia nos olhos e na voz a autoridade...”

 

( ) “Era magro e muito alto, uma cara seca, meio amarelada, os olhos encovados e fundos, a boca rasgada e pouco risonha [...] sua reza era simples e não fora sequer aprendida em catecismos.”

 

( ) “Vai curvado pelo vento como a vela de um barco, é alto, o mais alto do bando, e o mais forte também, negro da carapinha baixa e músculos retesados, embora tenha apenas 13 anos.”

 

Assinale a alternativa correta:

 

a) 5, 1, 3, 4, 2

b) 2, 1, 3, 5, 4

c) 5, 3, 1, 2, 4

d) 3, 5, 1, 4, 2

e) 1, 5, 3, 2, 4

 

 

02. Com referência a Capitães da areia, é correto afirmar que

 

a) os provérbios e as gírias classificam a obra como romance regionalista.

 

b) os rituais africanos e as crendices populares imprimem um caráter doutrinário ao romance.

 

c) o coloquialismo e o emprego excessivo de termos vulgares comprometem a literariedade da obra.

 

d) a oralidade e a linguagem popular conferem um ritmo dinâmico à obra e não prejudicam o seu teor literário.

 

e) a linguagem jornalística sobrepõe-se à linguagem lírico-poética e categoriza a obra como documentário.

 

 

03. Julgue colocando V para as proposições VERDADEIRAS  e F para as FALSAS sobre o livro “Capitães de Areia”.

(  ) I. “Canção da Bahia, Canção da Liberdade” é a segunda parte da obra Capitães de Areia. Nela mostra-se a desintegração dos líderes e,conseqüentemente o fim do grupo baiano.

(  ) II. Pedro Bala é o herói da história, principalmente porque o narrador evidencia suas naturais características de líder.

(  ) III. Em “Noite da Grande Paz, da Grande Paz dos teus olhos” aparece a figura de Dora que consegue ser a primeira “Capitã de Areia”.

(  ) IV. A obra possui características do romance realista, como por exemplo, o homossexualismo.

(  ) V. Querido de Deus tem esse nome, pois, o grupo queria que ele abençoasse o trapiche abandonado.

 

04. Dê a soma das alternativas CORRETAS sobre o livro “Capitães de Areia”.

01.   Pirulito e Sem pernas formam um par contrastivo.

02.   O Gato e o Boa-Vida possui pontos em comum e são basicamente parecidos.

04. Pirulito tem grande fervor religioso.

08. As personagens podem ser classificadas como planas, pois são construídas ao redor de uma única idéia ou qualidade.

16. O Pe. José Pedro caracteriza-se por ser o autêntico sentimento cristão.

32. Os apelidos são comuns no grupo para realçar o caráter físico ou psicológico de cada componente

  

05. Em relação ao espaço da narrativa “Capitães de Areia”, pode-se afiirmar que;

 

a)     Remete ao padrão árcade pois funciona apenas como um cenário.

b)     A história se passa em Itabuna, terra natal de Jorge Amado, que tentou reconstruir a cidade na época de sua meninice.

c)     Tem importância extrema, porque além de determinar o comportamento das personagens, apresenta-se, em muitos momentos, como uma personagem própria.

d)   Partindo de um microcosmo para um macrocosmo temos  a cidade da Bahia e o trapiche abandonado, respectivamente.

e)     Nele só vivem pessoa de baixa renda, ou seja, é apresentado só a parte mais necessitada da população da cidade da Bahia.

 

 06. Podemos afirmar que o tempo do livro “Capitães de Areia”:

 a)     É cronológico e constituído de analepses, para mostrar a formação de cada personagem.

b)     É psicológico, pois enfoca as introspecções de cada personagem.

c)     Dura três anos, um ano para cada parte do livro.

d)     É a duração da seca de 1915, já lembrada por Rachel de Queiroz.

e)     É definido pelo jogo entre verbos no subjuntivo e no pretérito imperfeito, constante em toda a obra.

 

07. Marque apenas as proposições verdadeiras sobre o foco narrativo de Capitães de Areia.

 I.        É onisciente e evita penetrar na intimidade das personagens.

II.      Está em terceira pessoa e, não raro, adota uma visão panorâmica da cidade.

III.    Pode-se notar um narrador crítico, principalmente no começo do romance quando aparecem textos jornalísticos.

IV.   Quem conta a história é Pedro Bala e como ele conseguiu formar o grupo.

V.    Quando o narrador descreve algum personagem que faz parte da classe dominante da cidade da Bahia, normalmente, o tom é de frieza e de ironia.

 

Fontes: https://www.colegiointeractivo.com.br/admin/material/238/capitaes_de_areia-analise_e_exericios.doc