Exercícios
Teste seus conhecimentos sobre o livro Capitães da Areia!
01. Atente para os nomes dos “Capitães da areia”, elencados na coluna esquerda e os relacione às características, aventuras e desventuras relatadas na coluna direita:
(1) João Grande
(2) Pedro Bala
(3) Sem-Pernas
(4) Professor
(5) Pirulito
( ) “Era o espião do grupo, aquele que sabia se meter na casa de uma família uma semana, passando por bom menino perdido dos pais na imensidão agressiva da cidade.”
( ) “Gostava de saber das coisas e era ele quem, muitas noites, contava aos outros histórias de aventureiros, de homens do mar, personagens heróicos e lendários...”
( ) “Ele ficou sozinho e empregou anos em conhecer a cidade. Hoje sabe de todas as suas ruas e de todos os seus becos. [...] ativo, sabia planejar os trabalhos, sabia tratar com os outros, trazia nos olhos e na voz a autoridade...”
( ) “Era magro e muito alto, uma cara seca, meio amarelada, os olhos encovados e fundos, a boca rasgada e pouco risonha [...] sua reza era simples e não fora sequer aprendida em catecismos.”
( ) “Vai curvado pelo vento como a vela de um barco, é alto, o mais alto do bando, e o mais forte também, negro da carapinha baixa e músculos retesados, embora tenha apenas 13 anos.”
Assinale a alternativa correta:
a) 5, 1, 3, 4, 2
b) 2, 1, 3, 5, 4
c) 5, 3, 1, 2, 4
d) 3, 5, 1, 4, 2
e) 1, 5, 3, 2, 4
02. Com referência a Capitães da areia, é correto afirmar que
a) os provérbios e as gírias classificam a obra como romance regionalista.
b) os rituais africanos e as crendices populares imprimem um caráter doutrinário ao romance.
c) o coloquialismo e o emprego excessivo de termos vulgares comprometem a literariedade da obra.
d) a oralidade e a linguagem popular conferem um ritmo dinâmico à obra e não prejudicam o seu teor literário.
e) a linguagem jornalística sobrepõe-se à linguagem lírico-poética e categoriza a obra como documentário.
03. Julgue colocando V para as proposições VERDADEIRAS e F para as FALSAS sobre o livro “Capitães de Areia”.
( ) I. “Canção da Bahia, Canção da Liberdade” é a segunda parte da obra Capitães de Areia. Nela mostra-se a desintegração dos líderes e,conseqüentemente o fim do grupo baiano.
( ) II. Pedro Bala é o herói da história, principalmente porque o narrador evidencia suas naturais características de líder.
( ) III. Em “Noite da Grande Paz, da Grande Paz dos teus olhos” aparece a figura de Dora que consegue ser a primeira “Capitã de Areia”.
( ) IV. A obra possui características do romance realista, como por exemplo, o homossexualismo.
( ) V. Querido de Deus tem esse nome, pois, o grupo queria que ele abençoasse o trapiche abandonado.
04. Dê a soma das alternativas CORRETAS sobre o livro “Capitães de Areia”.
01. Pirulito e Sem pernas formam um par contrastivo.
02. O Gato e o Boa-Vida possui pontos em comum e são basicamente parecidos.
04. Pirulito tem grande fervor religioso.
08. As personagens podem ser classificadas como planas, pois são construídas ao redor de uma única idéia ou qualidade.
16. O Pe. José Pedro caracteriza-se por ser o autêntico sentimento cristão.
32. Os apelidos são comuns no grupo para realçar o caráter físico ou psicológico de cada componente
05. Em relação ao espaço da narrativa “Capitães de Areia”, pode-se afiirmar que;
a) Remete ao padrão árcade pois funciona apenas como um cenário.
b) A história se passa em Itabuna, terra natal de Jorge Amado, que tentou reconstruir a cidade na época de sua meninice.
c) Tem importância extrema, porque além de determinar o comportamento das personagens, apresenta-se, em muitos momentos, como uma personagem própria.
d) Partindo de um microcosmo para um macrocosmo temos a cidade da Bahia e o trapiche abandonado, respectivamente.
e) Nele só vivem pessoa de baixa renda, ou seja, é apresentado só a parte mais necessitada da população da cidade da Bahia.
06. Podemos afirmar que o tempo do livro “Capitães de Areia”:
a) É cronológico e constituído de analepses, para mostrar a formação de cada personagem.
b) É psicológico, pois enfoca as introspecções de cada personagem.
c) Dura três anos, um ano para cada parte do livro.
d) É a duração da seca de 1915, já lembrada por Rachel de Queiroz.
e) É definido pelo jogo entre verbos no subjuntivo e no pretérito imperfeito, constante em toda a obra.
07. Marque apenas as proposições verdadeiras sobre o foco narrativo de Capitães de Areia.
I. É onisciente e evita penetrar na intimidade das personagens.
II. Está em terceira pessoa e, não raro, adota uma visão panorâmica da cidade.
III. Pode-se notar um narrador crítico, principalmente no começo do romance quando aparecem textos jornalísticos.
IV. Quem conta a história é Pedro Bala e como ele conseguiu formar o grupo.
V. Quando o narrador descreve algum personagem que faz parte da classe dominante da cidade da Bahia, normalmente, o tom é de frieza e de ironia.
Fontes: https://www.colegiointeractivo.com.br/admin/material/238/capitaes_de_areia-analise_e_exericios.doc